PATENTES E AFINS
Conheça os Projetos de Pesquisa Coordenados pelo PPGUIM:
INCT de Semioquímicos na Agricultura (Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia).
Coordenador: Carla Fernanda Fávaro
Descrição: O Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia (INCT) de Semioquímicos na Agricultura, tem como grande desafio reduzir a utilização de agroquímicos, preservando o meio ambiente para uma agricultura sustentável. O tema a ser pesquisado é multidisciplinar compreendendo estudos químicos de voláteis de insetos e de plantas, biologia e comportamento de insetos e integração com outros métodos de controle de pragas agrícolas. O objetivo do grupo, formado por pesquisadores de diferentes estados brasileiros, é diminuir a dependência externa desenvolvendo bases tecnológicas para a identificação, síntese e uso de semioquímicos (insetos e plantas) na agricultura brasileira. Paralelamente o Instituto pretende contribuir para o equilíbrio regional desta área no Brasil, com ênfase à formação de recursos humanos e de jovens pesquisadores. O INCT de Semioquímicos na Agricultura é apoiado pelo Ministério de Ciência e Tecnologia e pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). O suporte financeiro é dado pelo CNPq e pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de são Paulo (Fapesp). Utilização racional de agroquímicos, preservando o meio ambiente para uma agricultura sustentável. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Coordenador: Carla Fernanda Fávaro
No estado da Bahia, a cultura do cacau se destaca em importância econômica. No entanto, os produtores deste cultivo sofrem, ano após ano, com grandes perdas econômicas decorrentes de ataques de insetos pragas, em especial o percevejo Monalonion bondari (HEMIPTERA:MIRIDAE). O estudo de semioquímicos produzidos por pragas agrícolas e seus inimigos naturais tem apresentado bons resultados para o incremento no manejo integrado de pragas (MIP), impactando menos o meio ambiente e tornando-se cada vez economicamente viável. Apesar das inúmeras possibilidades de uso dos semioquímicos em estratégias de controle de pragas, os principais métodos utilizam feromônios sexuais sintéticos como iscas em armadilhas para monitoramento e/ou controle populacional. Sendo assim, este projeto busca extrair e identificar os semioquímicos responsáveis pela atratividade de Monalonion bondari. Para isso, voláteis liberados por machos e fêmeas de cada espécie serão coletados e os extratos obtidos serão analisados por cromatografia gasosa com detecção por ionização de chama (CG) e por cromatografia gasosa acoplada à eletroantemografia (CG-EAG). Os compostos bioativos terão, então, suas estruturas químicas elucidadas através das técnicas de cromatografia gasosa acoplada à espectrometria de massas (CG-EM) com ionização por impacto de elétrons (EI) e cromatografia gasosa acoplada à espectroscopia na região do infravermelho com transformada de Fourier (CG-IVTF). A partir da elucidação estrutural dos semioquímicos de atratividade, estes compostos poderão ser sintetizados e utilizados no desenvolvimento de armadilhas para uso no manejo integrado desta praga. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. — Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) . Integrantes: Carla Fernanda Fávaro - Coordenador / Zarbin, Paulo H.G. - Integrante / Eliaber Barros Santos - Integrante / Danilo B. Pereira - Integrante. Financiador(es): Universidade Estadual de Santa Cruz - Auxílio financeiro.
Coordenador: Carla Fernanda Fávaro
Resumo: No estado da Bahia, as culturas do coqueiro e da gravioleira se destacam em importância econômica. No entanto, os produtores destes cultivos sofrem, ano após ano, com grandes perdas econômicas decorrentes de ataques de insetos pragas, em especial da família Curculionidae, como a broca-da-ráquis foliar do coqueiro, Amerrhinus ynca, e a broca-do-culeto da gravioleira, Heilipus catagraphus. Atualmente, não há inseticidas registrados no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) para o combate das coleobrocas citadas. Para o controle de ambas, recomenda-se a inspeção visual e corte e queima da planta. A necessidade de métodos de controle que sejam eficientes e não agridam o meio ambiente levam os semioquímicos (substâncias químicas que intermediam as interações entre os seres vivos) a ser uma técnica bastante promissora no manejo integrado destas pragas. Apesar das inúmeras possibilidades de uso dos semioquímicos em estratégias de controle de curculionídeos-pragas, os principais métodos utilizam feromônios de agregação sintéticos na forma de armadilhas para monitoramento e/ou coleta massal. Sendo assim, este projeto busca extrair e identificar os semioquímicos responsáveis pela atratividade de A. ynca e H. catagraphus. Para isso, voláteis liberados por machos e fêmeas de cada espécie serão coletados e os extratos obtidos serão analisados por cromatografia gasosa com detecção por ionização de chama (CG-DIC) e por cromatografia gasosa acoplada à eletroantemografia (CG-EAG). Os compostos bioativos terão, então, suas estruturas químicas elucidadas através das técnicas de cromatografia gasosa acoplada à espectrometria de massas (CG-EM) com ionização por impacto de elétrons (EI) e cromatografia gasosa acoplada a espectroscopia na região do infravermelho com transformada de Fourier (CG-IVTF). A partir da elucidação estrutural dos semioquímicos de atratividade, estes compostos poderão ser sintetizados e utilizados no desenvolvimento de armadilhas para uso no manejo integrado destas pragas. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Doutorado: (1) . Carla Fernanda Fávaro - Coordenadora Integrantes: Carla Fernanda Fávaro - Coordenador / Paulo Henrique Gorgatti Zarbin - Integrante / Ivon Pinheiro Lôbo - Integrante / Rosilene Aparecida de Oliveira - Integrante / José Inácio Lacerda Moura - Integrante / Rosenira Serpa da Cruz - Integrante.
INVESTIGAÇÃO DO POTENCIAL BIOCATALÍTICO DOS MICROORGANISMOS DO ESTADO DA BAHIA PARA HIDRÓLISE DE NITRILAS
Coordenador: Erik Galvão Paranhos da Silva
Resumo: A contribuição dos micro-organismos ao desenvolvimento de processos biotecnológicos é crescente, abrangendo as mais diversas aplicações, incluindo a síntese de diferentes compostos, tais como, produtos de interesse farmacêuticos e agrícolas, além da contribuição biocatalítica, envolvendo a produção de enzimas de interesse tanto ambiental quanto industrial. Entretanto, existem ambientes ainda pouco explorados no Brasil que podem ser descritos como verdadeiras fontes de biodiversidade com potencial a aplicação em processos biotecnológicos, entre estes ambientes insere-se os diversos ecossistemas presente no estado da Bahia e que pode ser considerado como verdadeira fonte de produtos microbianos de interesse ambiental e industrial. A princípio, uma triagem será realizada com os microorganismos frente a nitrilas tanto em meio sólido quanto em meio líquido para verificar quais os biocatalisadores que apresentarão uma melhor adaptação, crescimento nas condições pré-estabelecidas. Em seguida, as reações biocatalíticas serão conduzidas utilizando a nitrila que melhor apresentar papel indutor na adaptação dos microorganismos e assim, serão estudadas a biotransformação de diversas classes de nitrilas aos seus correspondentes ácidos carboxílicos e/ou amidas, em particular aqueles que tenham aplicação industrial. As reações biocatalíticas serão extraídas com acetato de etila, acompanhadas por cromatografia de camada delgada e/ou cromatografia a gás. Os compostos biotransformados serão purificados por coluna cromatográfica utilizando sílica gel ou flash com mistura de solventes com diferentes polaridades e posteriormente, serão caracterizados por técnicas espectroscópicas tais como: Ultravioleta, Infravermelho, Ressonância Magnética Nuclear uni e bidimensional e Espectrometria de Massas. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1). Erik Galvão Paranhos da Silva - Coordenador Integrantes: Erik Galvão Paranhos da Silva - Coordenador / Ana Paula Trovatti Uetanabaro - Integrante / Julieta Rangel de Oliveira - Integrante / Carlos Priminho Pirovani - Integrante.

Coordenador: Erik Galvão Paranhos da Siva
ESTUDO DO COMPORTAMENTO DE MEMBRANAS POLIMÉRICAS ÍONS SELETIVAS FRENTE À REMOÇÃO DE FLUORETOS
Coordenador: Franco Dani Rico Amado
Resumo: O aumento significativo da Fluorose Dentária entre jovens durante os anos de 2003 a 2010 nos mostra que as formas de combate ao consumo excessivo de fluoretos, frequentemente encontrados em aquíferos e principais agentes da doença, não estão sendo suficientes. A cidade de Santana localizada na região Oeste da Bahia, por exemplo, é um retrato desta situação, onde o uso constante de águas provenientes de aquíferos para diversas atividades favoreceu a prevalência da fluorose dentária em crianças e adolescentes. Logo, faz-se necessário desenvolver tecnologias que produzam água potável a partir de recursos hídricos ricos fluoretos, baseando-se nessa ideia, a referida pesquisa utilizou a Eletrodiálise Reversa (EDR) associada às membranas poliméricas íons seletivas. E por meio da confecção de soluções de NaF (Fluoreto de Sódio) com diferentes concentrações de fluoretos, serão realizados experimentos em laboratório que demostrará o potencial de desfluoretação do sistema, e, durante os testes, também serão avaliadas variáveis como: corrente elétrica tensão e estabilidade no conjunto das membranas. Mediante aos resultados positivos, serão realizados experimentos no sistema de EDR com a água proveniente do aquífero sob a cidade de Santana-BA. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (2) . Franco Dani Rico Amado - Coordenador / Marco Antonio Siqueira Rodrigues - Integrante / Caio Cezar Neves Kunrath - Integrante / Diego Climaco Patrocinio - Integrante. Financiador(es): Universidade Estadual de Santa Cruz - Auxílio financeiro.
Coordenador: Janclei Pereira Coutinho
Resumo: A região sul da Bahia é conhecida por sua produção de cacau. Atualmente essa produção está abaixo do que já foi até a década de 80, por causa da devastação sofrida pela lavoura cacaueira causada pela doença da vassoura de bruxa. Como estratégia para combate dessa doença foi proposto a produção de variedades resistentes à essa doença. Como a mudança nas variedades causa uma mudança na produção de metabólitos, esse trabalho visa a análise de metabólitos em diferentes variedades de cacau. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (2) . Janclei Pereira Coutinho - Coordenador. Integrantes: Raildo Mota de Jesus - Integrante / Rosilene Aparecida de Oliveira - Integrante / Ivon Pinheiro Lôbo - Integrante / Janclei Pereira Coutinho - Coordenador.
PRODUÇÃO DE ENZIMAS POR PROCESSOS FERMENTATIVOS EMPREGANDO CASCA DE COCO VERDE COMO SUBSTRATO.
Coordenador: Julieta Rangel de Oliveira
Resumo: A produção de enzimas por processos fermentativos é um vasto campo da biotecnologia. As lipases são enzimas que apresentam inúmeras aplicações industriais, dentre elas nos setores alimentícios, farmacêuticos e de detergentes e podem ser obtidas a partir da fermentação semi-sólida (FSS) em que o microrganismo se desenvolve em uma mistura de material sólido, na ausência ou presença controlada de água livre. Este meio é similar ao meio natural dos fungos e, em geral, possibilita a obtenção de elevadas atividades de enzimas. O crescimento do microrganismo pode ocorrer na superfície ou em todo substrato, dependendo da porosidade e da umidade do substrato. Fatores relacionados ao custo, viabilidade e à disponibilidade do substrato específico a ser empregado no cultivo do microrganismo devem ser considerados juntamente com a possibilidade de criar um ambiente semelhante ao que ocorre em habitats naturais com vista a obter elevadas atividades enzimáticas na biocatálise. A casca do coco verde, subproduto do uso da água-de-coco, é indiscriminadamente depositada em lixões e às margens de rodovias provocando grande quantidade de resíduo uma vez que a casca do coco é um material de difícil decomposição. Uma alternativa para a utilização da casca do coco verde é no emprego em processos fermentativos, como, por exemplo, na produção de enzimas. Devido à ampla disponibilidade de resíduos de casca de coco verde no litoral sul da Bahia neste trabalho é proposto a obtenção de enzimas utilizando como substrato a casca de coco a partir da fermentação semi-sólida. Uma vez que no setor de comercialização de enzimas, o Brasil figura como consumidor de produtos importados, o emprego da casca do coco verde pode possibilitar uma via alternativa de obtenção nacional de enzimas. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) . Integrantes: Julieta Rangel de Oliveira - Integrante / Marcelo Franco - Integrante / Marcio Luis Oliveira Ferreira - Coordenador / Antonio de Santana Santos - Integrante / André Gustavo de Araújo Fernandes - Integrante.

APLICAÇÃO DE LIPASE FÚNGICA NA PRODUÇÃO DE BIODIESEL.
Coordenador: Marcelo Franco
Resumo: Edital 11/2015 FAPESB - PROGRAMA DE BOLSAS DE MESTRADO E DOUTORADO. Valor 36.000,00 referente a Bolsa de Mestrado. Utilização de resíduos da fruticultura como meio de cultivo para o crescimento de fungos filamentoso e extração da enzima lipase. A otimização será através de metodologias de superfície de resposta e a caracterização bioquímica será avaliada, além da sua aplicação na produção de biodiesel. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Marcelo Franco - Coordenador / Gleydison Amarante Soares - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia - Bolsa.Número de orientações: 1
AVALIAÇÃO DO POTENCIAL ANTIOXIDANTE E ANTIMUTAGÊNICO DE DERIVADOS DE THEOBROMA.
Coordenador: Raildo Mota de Jesus
Resumo: Doenças crônicas não-transmissíveis (DCNT), tais como as cardiovasculares são causadas, dentre outros fatores, pelo estresse oxidativo, gerado pela ingestão de alimentos com ou que promovam a liberação de radicais livres. Esta falha nutricional causa a morte de milhões de pessoas por ano e sobrecarrega os sistemas nacionais de saúde. Considerando que, foi identificado no cacau (Theobroma cacao L.), uma fitoalexina de ocorrência natural em algumas plantas, dentre elas a uva, conhecida como resveratrol, com função antioxidante, antimutagênica e antitumoral, mas quase ausente na maioria das frutas e vegetais da dieta humana básica; visa-se, através desse estudo, identificar este composto bioativo presente em derivados de cacau e cupuaçu (espécie do mesmo gênero), com intuito de avaliar o potencial nutracêutico do composto. Espera-se que, quando comprovada a eficiência do mesmo, por serem frutos acessíveis à população brasileira, sobretudo a sul baiana, poderá ser efetuada uma nova medida preventiva às DCNT, de ação natural e com baixo custo. Nesse sentido, diferentes metodologias serão empregadas, dentre elas reações via qPCR, o método DHPP, etc. Dessa forma, os resultados obtidos poderão fornecer subsídios para comprovar a eficácia funcional do resveratrol e para recomendar a suplementação do composto na população regional. Sendo assim, será uma forma de reduzir o risco das DCNT e prolongar a vida, bem como, ocorre com o vinho no sul do país. rdenador / Cristina Pungartnik - Integrante / Ludmila César Simões - Integrante. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Raildo Mota de Jesus - Coordenador / Ivon Pinheiro Lôbo - Integrante / Sônia Cristina Oliveira Melo - Integrante / Cristina Pungartinik - Integrante
Coordenador: Rosenira Serpa da Cruz
Resumo: A crise energética mundial tem incentivado os mais diferentes setores produtivos a substituir as fontes de energia fósseis por outras mais sustentáveis. Este apelo tem levado ao desenvolvimento de metodologias dirigidas à conversão de recursos renováveis em combustíveis, entre eles o biogás. A principal vantagem deste biocombustível é a versatilidade dos sistemas de produção e da matéria prima. No entanto, um ponto crítico no ciclo de aproveitamento energético do biogás é o enriquecimento, que tem sido realizado majoritariamente por métodos físico-químicos de alto custo. Este projeto vai contribuir para o aperfeiçoamento do processo de refinamento do biogás gerado de resíduos agroindustriais. Pretende-se otimizar as condições para a depuração de H2S e CO2 incrementando a concentração em CH4, através da atividade metanogênica do biofilme, durante a biofiltração. A investigação será realizada em um biofiltro percolador em escala de laboratório em atmosfera anóxica. O trabalho incluirá as etapas de desenho experimental, montagem e experimentação para provar as condições de operação mais adequadas ao enriquecimento do biometano por via biológica. A comprovação da eficácia de eliminação será feita com base nas medidas obtidas por sensores específicos para CH4, H2S, O2, CO2 e por cromatografia gasosa. Também serão investigados os efeitos de algumas variáveis e regimes de operação sobre o rendimento da dessulfurização. Os resultados deste trabalho poderão ser aplicados para o ajuste das condições de operação de biofiltros em escala real a fim de agregar valor a resíduos da atividade agroindustrial. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) . Rosenira Serpa da Cruz – Coordenador Integrantes: Rosenira Serpa da Cruz - Coordenador / José Adolfo de Almeida Neto - Integrante / Luciano Brito Rodrigues - Integrante / Tercia Diniz Bezerra - Integrante / Pâmela Rebeca Moreno dos Santos - Integrante. Financiador(es): Universidade Estadual de Santa Cruz - Auxílio financeiro.Número de orientações: 1
CONTRIBUIÇÃO QUÍMICA PARA O ESTUDO DA ESPÉCIE SIPARUNA CYMOSA (SIPARUNACEAE).
Coordenador: Rosilene Aparecida de Oliveira
RESUMO: O guaraná (Paullinia cupana), um fruto originário da região Amazônica, que encontrou no Sul da Bahia condições favoráveis ao seu desenvolvimento. Assim, hoje, a Bahia é responsável pela maior parte da produção do guaraná brasileiro. Desse modo, dados de caracterização química do guaraná produzido em nosso Estado, bem como de informações que possam subsidiar manejos de correção da acidez do solo e de sua fertilidade, podem proporcionar maior produtividade a essa cultura. Assim, o presente projeto tem como objetivo desenvolver procedimentos e métodos analíticos visando a determinação da composição de sementes de guaraná produzidos na Bahia. Desse modo, o conteúdo mineral (macro, microelementos e elementos-traço tóxicos) será determinado empregando espectrometria de massas com plasma indutivamente acoplado (ICP-MS), espectrometria de emissão óptica com plasma indutivamente acoplado (ICP OES) e espectrometria de absorção atômica com chama (F AAS), e o conteúdo orgânico será inicialmente avaliado empregando espectroscopia de infravermelho com transformada de Fourier (FTIR) e as substâncias orgânicas (metabolitos secundários) serão identificados por técnicas cromatográficas. Adicionalmente será realizado análises para identificação de anti-oxidantes nessas amostras empregando técnicas eletroquímicas . Os resultados serão tratados aplicando ferramentas quimiométricas para identificação de possíveis agrupamentos das amostras em função das características do local de cultivo e de características do solo, características agronômicas, etc, visando a indicação de origem, por meio da impressão digital química do guaraná produzidas no sul da Bahia. COORDENADOR: Raildo Mota de Jesus EQUIPE EXECUTORA: Raildo Mota de Jesus, Samuel M Macedo; Rosilene Aparecida de Oliveira; Ivon Pinheiro Lôbo; Luiz Carlos Salay; Gildeci da Silva Ferreira; Pedro Antonio Oliveira Mangabeira; Delmira da Costa Silva; Leonardo Dias Nascimento; Alex-Alan Furtado de Almeida; Maria Fernanda Georgina Gine Rosias; Antônio de Santana Santos, Ana Paula Trovatti Uetanabaro, Madson Moreira Nascimento; José Lucas Nascimento Sousa. AGÊNCIA FINANCIADORA: Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia – FAPESB VIGÊNCIA: out/2014- out/2017

Coordenador: Raildo Mota de Jesus
RESUMO: O guaraná (Paullinia cupana), um fruto originário da região Amazônica, que encontrou no Sul da Bahia condições favoráveis ao seu desenvolvimento. Assim, hoje, a Bahia é responsável pela maior parte da produção do guaraná brasileiro. Desse modo, dados de caracterização química do guaraná produzido em nosso Estado, bem como de informações que possam subsidiar manejos de correção da acidez do solo e de sua fertilidade, podem proporcionar maior produtividade a essa cultura. Assim, o presente projeto tem como objetivo desenvolver procedimentos e métodos analíticos visando a determinação da composição de sementes de guaraná produzidos na Bahia. Desse modo, o conteúdo mineral (macro, microelementos e elementos-traço tóxicos) será determinado empregando espectrometria de massas com plasma indutivamente acoplado (ICP-MS), espectrometria de emissão óptica com plasma indutivamente acoplado (ICP OES) e espectrometria de absorção atômica com chama (F AAS), e o conteúdo orgânico será inicialmente avaliado empregando espectroscopia de infravermelho com transformada de Fourier (FTIR) e as substâncias orgânicas (metabolitos secundários) serão identificados por técnicas cromatográficas. Adicionalmente será realizado análises para identificação de anti-oxidantes nessas amostras empregando técnicas eletroquímicas. Os resultados serão tratados aplicando ferramentas quimiométricas para identificação de possíveis agrupamentos das amostras em função das características do local de cultivo e de características do solo, características agronômicas, etc, visando a indicação de origem, por meio da impressão digital química do guaraná produzidas no sul da Bahia. COORDENADOR: Raildo Mota de Jesus EQUIPE EXECUTORA: Raildo Mota de Jesus, Samuel M Macedo; Rosilene Aparecida de Oliveira; Ivon Pinheiro Lôbo; Luiz Carlos Salay; Gildeci da Silva Ferreira; Pedro Antonio Oliveira Mangabeira; Delmira da Costa Silva; Leonardo Dias Nascimento; Alex-Alan Furtado de Almeida; Maria Fernanda Georgina Gine Rosias; Antônio de Santana Santos, Ana Paula Trovatti Uetanabaro, Madson Moreira Nascimento; José Lucas Nascimento Sousa. AGÊNCIA FINANCIADORA: Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia – FAPESB VIGÊNCIA: out/2014- out/2017
EMPREGO DO HPLC-ICP-QQQ COMO FERRAMENTA PARA ESPECIAÇÃO E BIOESPECIAÇÃO INORGÂNICA
Coordenador: Raildo Mota de Jesus
RESUMO: Visando a mitigação de desníveis regionais, apoios a programas de pós-graduação e formação de mão de obra qualificada, é apresentado uma proposta de pesquisa que parte da aquisição de um sistema hifenado de cromatografia líquida de alta eficiência acoplado a um espectrômetro de massas com plasma indutivamente acoplado com triplo quadrupolo HPLCICP-QQQ. O projeto possibilitará o acesso dos pesquisadores da UESC a equipamento de elevado custo e alta performance, o qual está disponível apenas nas regiões sul e sudeste, reduzindo, desta forma, desníveis regionais que ainda permanecem em matéria de tecnologia e pesquisa, possibilitando a ampliação regional, de pesquisas e prestação de serviços a instituições públicas e privadas nacionais e internacionais. Nesta técnica hifenada embora o ICP-QQQ (ou ICP-MS/MS) não permita a obtenção da forma química ou estrutural dos analitos presentes (pois todas as formas do analito são convertidas a íons positivamente carregados no plasma), este instrumento é um analisador elementar de alta resolução e também funciona como um excelente detector ao ser acoplado à cromatografia líquida de alta resolução. O acoplamento do ICP-QQQ ao HPLC permite a separação dos analitos de interesse em suas formas químicas constituintes, levando à identificação de frações distintas de amostras protéicas. Este tipo de hifenação possui inúmeras vantagens, como análises mais rápidas, possibilidade de automação, menor contaminação das amostras e perdas, maior reprodutibilidade em comparação a outros métodos, menores riscos de oxidação ou degradação das amostras por bactérias e, principalmente, maior sensibilidade, proporcionada pelo ICP-QQQ. Não raro, sistemas hifenados como este são utilizados em conjunto com colunas de exclusão de tamanho, muito utilizada para a separação de biomoléculas como proteínas. Este tipo de coluna é vantajosa por ser um método brando de separação, que geralmente não resulta na perda de espécies elementares ou em alterações ao passar pela coluna. Outros tipos de coluna também são empregadas, haja visto a gama de possibilidades do sistema HPLC na separação do analito de interesse como fase reversa, troca iônica e etc. Com a aquisição do equipamento a UESC colocará em funcionamento o primeiro equipamento desta natureza no interior da Bahia, com capacidade para atender além dos grupos de pesquisas inseridos nesta proposta, outros grupos de pesquisa em química e bioquímica, monitoramento e toxicidade do Estado da Bahia, representando assim um salto qualitativo nas pesquisas destes estes grupos, considerando que estas determinações são essenciais para o entendimento dos fenômenos associados a interação de metais em compartimentos celulares, bem como sua quantificação. Adicionalmente, este equipamento atenderá a demanda de determinação de espécies químicas desenvolvidos pelos pesquisadores da UESC para avaliação em nível biológico, seja em matrizes biológicas ambientais ou em fluidos corporais. Esta técnica, portanto, possibilitará uma investigação mais detalhada das diferentes matrizes, objetos de estudos dos diferentes grupos de pesquisa dos PPG`s envolvidos nesta proposta, bem como, de instituições parceiras e para a prestação de serviços. COORDENADOR: Raildo Mota de Jesus AGENCIA FINANCIADORA: FINEP/CNPq/FAPESB VIGÊNCIA: 2014-2016
DIAGNÓSTICO AMBIENTAL DA BAIA DO PONTAL (ILHÉUS/BA): UMA AVALIAÇÃO DA ÁGUA, SEDIMENTOS E PESCADOS.
Coordenador:Daniela Mariano Lopes da Silva
RESUMO: A atividade antrópica e o risco de contaminação dos recursos hídricos tem sido uma preocupação para as agências reguladoras, órgãos públicos e privados, os profissionais que atuam na área. Os prejuízos advindos da contaminação de sistemas aquáticos não se restringem aos problemas ambientais, mas também se estendem a prejuízos econômicos e sociais, em particular a saúde das populações. A região sul da Bahia tem como principais municípios Ilhéus e Itabuna, comportando cerca de 380 mil habitantes, e possui como principais rios o Cachoeira e o Almada, que são utilizados para abastecimento de água destes dois municípios. Estes rios recebem efluentes domésticos e industriais das cidades de Ilhéus e de Itabuna, com e sem tratamento prévio, sendo o destino final a Baia do Pontal em Ilhéus. Dentro desse contexto o objetivo deste estudo é realizar um diagnóstico ambiental da Baía do Pontal(Ilhéus/BA) através da avaliação espaço temporal dos macro e micro elementos metálicos dissolvidos na coluna d'água, no sedimento e no pescado e dos nutrientes dissolvidos. Entre os resultados previstos destacam-se: formação de pessoal qualificado em nível de graduação e pós-graduação, estabelecimento de métodos analíticos aplicados à prestação de serviços na região, publicação de artigos científicos e comunicações em congressos nacionais e internacionais. EDITAL FAPESB Nº 009/2012 - APOIO A PROJETOS DE PESQUISA E ARTICULAÇÃO EM REDE PARA AS BAÍAS DA BAHIA. COORDENADOR: Daniela Mariano Lopes da Silva EQUIPE EXECUTORA: Raildo Mota de Jesus; Erik Galvao Paranhos da Silva; Fábio Alan Carqueija Amorim; Pedro Antonio Oliveira Mangabeira. AGENCIA FINANCIADORA: Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia VIGÊNCIA: 2012-2015
Coordenador: Rodrigo Luis da Silva Ribeiro dos Santos
RESUMO: O projeto tem como principal foco aprimorar e complementar os estudos dos complexos de tetracarboxilatos de dirutênio(II,III), investigando as suas interações com ciclodextrinas com a finalidade de melhorar a solubilidade aquosa destes complexos e também na obtenção de novos materiais-híbridos no estado sólido para uma possível aplicação em sistemas "drug delivery". COORDENADOR: Rodrigo Luis da Silva Ribeiro dos Santos EQUIPE EXECUTORA: Rodrigo Luis da Silva Ribeiro dos Santos; Denise de Oliveira Silva. Alunos envolvidos: Graduação: (3) . AGÊNCIA FINANCIADORA: Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia VIGÊNCIA: 2014 – Atual

REDE BIOTECNOLOGICA DE PRODUÇÃO E APLICAÇÃO DE ENZIMAS INDUSTRIAIS DO ESTADO DA BAHIA.
Coordenador: Marcelo Franco
RESUMO: Resumidamente este projeto tentará organizar e estruturar as atuais colaborações existentes entre diferentes pesquisadores das universidades baianas (UEFS, UESB e UESC) os quais já atuam em conjunto no desenvolvimento de novas metodologias de produção, purificação e aplicação de enzimas industriais. Enzimas são proteínas globulares que atuam como catalisadores biológicos, quando aplicadas em reações químicas é observado uma aceleração na velocidade das reações, sem que elas próprias sejam alteradas neste processo. Independente do mecanismo catalítico, ao termino da reação, a enzima libera os produtos e inicia o processo reacional novamente. Desta forma, as enzimas não são degradadas nas reações que catalisam. O mercado de enzimas para o processamento de alimentos movimentou aproximadamente US$ 5,1 bilhões em 2008 e com uma projeção de US$ 7 bilhões em 2013. Além das aplicações alimentícias, as enzimas são difundidas em diversos produtos ou processos indústrias como a produção de biodiesel, produção de detergentes, aditivos para sabão em pó, produção de fármacos, indústria têxtil, papel e celulose, entre outras. De acordo com o Jornal do Comércio de Pernambuco a única indústria brasileira a atuar nesse ramo é a Bioenzima localizada em Caruaru. Conforme destacado na reportagem, a produção mensal desta indústria representa aproximadamente 2% da demanda brasileira por enzimas. Entretanto devido ao elevado custo econômico a produção de enzimas no Brasil ainda é uma promessa. O mercado nacional e mundial de enzimas é amplo e cresce exponencialmente, fazendo necessária a formação de redes de pesquisas com pesquisadores de diversas áreas do conhecimento para conquistarem a tecnologia de produção e purificação a baixo custo. Edital 011/2013 Apoio à formação e articulação de redes de pesquisa no estado da Bahia. No valor de R$ 200.000,00. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. COORDENADOR: Marcelo Franco EQUIPE EXECUTORA: Marcelo Franco; Cristiane Leal dos Santos Cruz; Sandra Aparecida de Assis; Bonomo, Renata Cristina Ferreira; Andrea Miura da Costa; Savio Moita Pinheiro; Rosilene Aparecida Oliveira; cristiane martins veloso; Katia Iro Altides Mota; Marcio Luis Oliveira Ferreira; Rafael da Costa Ilhéu Fontan. AGENCIA FINANCIADORA: Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia VIGÊNCIA: 2013 – Atual
Coordenador: Ivon Pinheiro Lôbo
RESUMO: O projeto tem como principal foco aprimorar e complementar os estudos dos complexos de tetracarboxilatos de dirutênio(II,III), investigando as suas interações com ciclodextrinas com a finalidade de melhorar a solubilidade aquosa destes complexos e também na obtenção de novos materiais-híbridos no estado sólido para uma possível aplicação em sistemas "drug delivery". COORDENADOR: Rodrigo Luis da Silva Ribeiro dos Santos EQUIPE EXECUTORA: Rodrigo Luis da Silva Ribeiro dos Santos; Denise de Oliveira Silva. Alunos envolvidos: Graduação: (3) . AGÊNCIA FINANCIADORA: Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia VIGÊNCIA: 2014 – Atual
APLICAÇÃO DO ÓLEO ESSENCIAL DO FARELO DE CACAU NA PRODUÇÃO DE BEBIDA LÁCTEA.
Coordenador:Marcelo Franco
RESUMO: O grande avanço desse projeto será otimizar o processo de extração de óleos essenciais do farelo de cacau e aplica-lo na produção de bebida láctea a partir do soro do leite, visando a aplicação de conhecimentos adquiridos, ou não, pelos alunos participantes do projeto e incentivando o interesse dos alunos do ensino médio pelo curso de engenharia química. Projeto financiado na Chamada CNPq/VALE S.A N 05/2012 - FORMA-ENGENHARIA. Total aprovado (capital + bolsas) = 24.884,00. COORDENADOR: Marcelo Franco EQUIPE EXECUTORA: Marcelo Franco. VIGÊNCIA: 2012– Atual
BIOPROSPECÇÃO DE ESPÉCIES VEGETAIS DA FAMÍLIA SIPARUNACEAE DE OCORRÊNCIA NA REGIÃO SUL DA BAHIA.
Coordenador: Rosilene Aparecida de Oliveira
RESUMO: Há registros de cerca de seis espécies do gênero Siparuna (família Siparunaceae) de ocorrência na Região Sul da Bahia, sendo mais comum a ocorrência da Siparuna guaianensis. São vários os relatos do uso popular de espécies da família Siparunaceae para o combate de doenças além de seu uso como fonte de alimentos para alguns pássaros e primatas. Essas espécies ocorrem em regiões de matas e do ponto de vista químico são poucas estudadas. A variabilidade na produção de metabolitos secundários em espécies vegetais, principalmente nos óleos essenciais, é afetada tanto por fatores extrínsecos, bem como pelos fatores genéticos. A fim de conhecer a diversidade da família Siparunaceae em nossa região nesse trabalho é proposto o estudo de três espécies Siparuna. Para esse fim, é proposto a obtenção de óleos essenciais, usando a técnica de hidrodestilação, análise química dos óleos essências (analise CG-EM), prospecção fitoquímica de extratos, determinando teores de antocianinas, flavonóides, fenóis totais e taninos condensados. O potencial biológico será avaliado através de testes de toxicidade frente a artemia salina e testes microbiológicos dos óleos essenciais e extratos das espécies em estudo. COORDENADOR: Rosilene Aparecida de Oliveira EQUIPE EXECUTORA: Rosilene Aparecida de Oliveira; Fernando Faustino de Oliveira; Luis Alberto Mattos; João Luciano Andrioli. Alunos envolvidos: Graduação: (2) VIGÊNCIA: 2012 – Atual

Coordenador: Luiz Carlos Salay
RESUMO: Este projeto tem por objetivo geral desenvolver biomateriais nanoestruturados a partir de peptídeos sintéticos auto-organizáveis e sistemas biomiméticos. Pretende-se explorar a versatilidade e as propriedades de ambos os sistemas (peptídeos auto-organizáveis e interfaces biomiméticas) sob o ponto de vista nanobiotecnológico no desenvolvimento de nanocompósitos funcionais. Isto, portanto, pode representar uma nova série de biomateriais nanoestruturados com aplicações na indústria farmacêutica e de biotecnologia. COORDENADOR: Luiz Carlos Salay EQUIPE EXECUTORA: Luiz Carlos Salay; Osvaldo Novais de Oliveira Jr.; Eduardo Maffud Cilli; Cristina Pungartnik; Analu Rocha Costa; Glauber Gonçalves do Nascimento; Georgia Silva Xavier; Ângela dos Reis Anjos. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (1) AGÊNCIA FINANCIADORA: Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro. VIGÊNCIA: 2012 – Atual
Coordenador: Erik Galvão P. da Silva
RESUMO: Com base no exposto, serão propostos procedimentos para determinação de espécies orgânicas e inorgânicas de metais e metalóides, levando-se em conta ocorrência destes no meio, visando avaliar mariscos e plantas de mangue quanto ao teor destas espécies e segurança alimentar. Para estudo de especiação será usada HPLC como técnica de separação e detecção a fluorescência atômica e espectrometria de massas com plasma indutivamente acoplado. Os métodos desenvolvidos serão aplicados para análises de mariscos (ostras, mexilhões e lambretas) peixes e plantas de mangue. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (2) COORDENADOR: Erik Galvão P. da Silva EQUIPE EXECUTORA: Raildo Mota de Jesus; Walter Nei Lopes dos Santos; Pedro Antonio Oliveira Mangabeira; Clissiane S. V. Pacheco; Pedro dos Santos Moreau; Luana Santos Moreira; Ana Paula Trovatti Uetanabaro; Andréa Miura Costa; Bruna Cirineu Chagas; Caio Silva Assis Félix. AGENCIA FINANCIADORA: Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia. VIGÊNCIA: 2013 – Atua
Coordenador:Marcelo Franco
RESUMO: A caatinga é um bioma exclusivamente brasileiro ocupando cerca de 850.000 km, ou seja, 10% do território nacional. Sua vegetação é adaptada às condições de aridez, destas a palma forrageira possui fácil plantio e elevada produção de matéria seca por hectare. Além disso, é uma planta de múltiplas possibilidades de aplicação, sendo estas a alimentação humana, produção de medicamentos, cosméticos e corantes, na conservação e recuperação de solos, como cercas vivas, no paisagismo, além de uma infinidade de usos. Na palma os elevados teores de fibras, carboidratos, cinza, vitaminas, ferro, cálcio, potássio e fósforo favorece sua utilização em bioprocessos. Através da aplicação, isoladamente ou não, dos processos biológicos, térmicos e/ou químicos a biomassa vegetal pode se tornar a matéria-prima para a produção de compostos com aplicações industriais e será a próxima evolução tecnológica. Portanto o objetivo geral desse projeto é demonstrar a viabilidade tecnológica para a utilização da palma forrageira como matéria-prima na produção de enzimas fúngicas, avaliar a aplicação dessas enzimas na extração de óleos essenciais, clarificação de sucos e na produção de biodiesel e através da análise de ciclo de vida avaliar, todo o processo produtivo desenvolvido nesse projeto, com vistas a possibilidades econômicas para a sua aplicação industrial. Edital 008/2012 Apoio a Projetos de Pesquisa e Articulação em Rede para o Semiárido Baiano. No valor de R$ 243.880,00. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. COORDENADOR: Marcelo Franco EQUIPE EXECUTORA: Marcelo Franco; Modesto Antonio Chaves; Baraquiszio Braga do Nascimento Junior; Rosenira Serpa da Cruz; Biano Alves de Melo Neto; Elck Almeida Carvalho; Andrea Miura da Costa; Luciano Brito Rodrigues; Celio Kersul do Sacramento; Savio Moita Pinheiro. Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1). AGENCIA FINANCIADORA: Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado da Bahia VIGÊNCIA: 2012 – Atual
KIELMEYRAS ENDÊMICAS DA BAHIA: PERSPECTIVAS DE SUBSTÂNCIAS COM POTENCIAL ANTIOXIDANTE.
Coordenador: Rosilene Aparecida de Oliveira
RESUMO: A família das Clusiaceae é composta por plantas tropicais e abrange cerca de 30 gêneros e 1150 espécies. No Brasil existem 18 gêneros e aproximadamente 150 espécies, sendo o gênero Kielmeyera endêmico da América do Sul e de grande ocorrência nos cerrados brasileiros. Este gênero compreende cerca de 59 espécies, estudos químicos relatam o principalmente o isolamento de compostos pertencente as classes das substâncias neoflavonóides e as xantonas. Na região Sul da Bahia existem espécies endêmicas de Kielmeyra que são desconhecidas do ponto de vista da química. Nesse trabalho é proposto o estudo fitoquímico (folhas ou galhos) de uma espécie endêmica de Kielmeyra. O material vegetal após secagem em estufa será submetido à extração exaustiva com hexano e com etanol. Em seguida o extrato será solubilizado na mistura água/metanol (6:4) e submetido a partição liquido-liquido com hexano, clorofórmio, acetato de etila e butanol, resultando nos respectivos extratos. Os extratos serão avaliados quanto a atividade antioxidante usando o regente 2,2-difenil-1-picril-hidrazila (DPPH). Será selecionado o extrato com maior atividade antioxidante para posterior fracionamento em coluna de sílica gel. Os grupos serão trabalhados, com técnicas de purificação, para obtenção de substâncias puras. Os extratos e substâncias isoladas, a depender da quantidade, serão submetidos a uma avaliação antioxidante. As substâncias puras serão identificadas usando as técnicas espectroscópicas ultravioleta, infravermelho, ressonância magnética nuclear uni e bidimensional e espectrometria de massas. COORDENADOR: Rosilene Aparecida de Oliveira EQUIPE EXECUTORA: Rosilene Aparecida de Oliveira; Fernando Faustino de Oliveira; Luis Alberto Mattos Silva; Gabriel da Silva Amaral; Jose Lima da Paixão. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico. AGÊNCIA FINANCIADORA: Universidade Estadual de Santa Cruz - Auxílio financeiro. VIGÊNCIA: 2014 – Atua
Coordenador: Daniel de Castro Lima
Resumo: O projeto visa estabelecer uma interação entre a universidade e o Colégio Modelo Luís Eduardo Magalhães, Ilhéus, Bahia. Dentre os vários objetivos da proposta destacam-se: interagir a universidade com o colégio de ensino médio e divulgar os cursos de engenharias da UESC que foram implantados no segundo semestre de 2011, agregando a aluna do curso de Engenharia Química, a professora de Química da instituição co-executora e as alunas bolsistas dessa mesma instituição, e o Prof. Dr. Thiago Pereira das Chagas professor do Departamento de Ciências Exatas e Tecnológicas da área de Engenharia Elétrica, associados em desenvolvimento de práticas investigativas e a miniaturização de uma estação de tratamento de água. As práticas investigativas têm o poder de trabalhar nas alunas os seguintes pontos: construção de conceitos, demonstração de evidência, adquirir familiaridade com aparatos e dentre outros estímulos. O fator mais investigativo será a utilização dos conhecimentos para o desenvolvimento de uma construção da estação de tratamento de água miniaturizada, com informações teóricas de todas as etapas previstas nesse problema, sendo uma atividade no perfil de um engenheiro. O projeto envolve 4 bolsistas de inovação tecnologica do Ensino Medio,1 bolsista de inovação tecnologica da gaduação e 1 bolsista de inovação tecnologica - graduado. Edital MCTI/CNPQ/SPM-PR/Petrobras n.o 18/2013. Valor: 19.749,28. COORDENADOR: Daniel de Castro Lima EQUIPE EXECUTORA: Daniel de Castro Lima; Thiago Pereira das Chagas. Alunos envolvidos: Graduação: (1) AGÊNCIA FINANCIADOR: A Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Outra. VIGÊNCIA: 2014 – Atual